quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vou estar falando do gerundismo...

Seja em sala de aula, nas reuniões de empresas, nos e-mails, nos serviços de telemarketing ou no banco, há sempre alguém que “vai estar anotando seu recado”, “vai estar indo a algum lugar” ou “vai estar pagando a conta”. O gerundismo vem se propagando cada vez mais como vício de linguagem que simula formalidade.
A locução “vou estar + gerúndio”, em si, não é errada, quando adequadamente aplicada. Nas frases citadas acima, o uso da locução é inadequado por se tratar de ações pontuais, específicas. Não comunicam a ideia de uma ação ou evento duradouro, contínuo, nem simultâneo a outro. Por exemplo, é correto dizer “Vou estar dormindo quando você chegar” (indica ações simultâneas) e “Amanhã vai estar chovendo o dia todo” (indica evento duradouro).
Para comunicar ações pontuais, não cabe o gerúndio. Simplesmente se diz “Vou passar seu recado” ou “Passarei seu recado”, “Vou verificar seus dados” ou “Verificarei seus dados” etc. Essas ações serão concluídas num ato isolado; não serão duradouras.
Não se engane pensando que essa é uma forma de polidez para se relacionar; muito pelo contrário, é um vício de linguagem, o que foge totalmente à norma culta da língua.

Nenhum comentário: